Drogas na infância e adolescência é tema de curso de Jorge Jaber na UERJ
Ass. de Imprensa Patricia Terra, 24/11/2010
O
crack hoje causa o mais sério fenômeno patológico entre crianças e
adolescentes no estado do Rio: 10% dos usuários da droga morrem no
primeiro ano de consumo. Não se conhece nenhuma doença que cause tanta
morte em tão pouco tempo, afirma o especialista em dependência química
Jorge Jaber, que dá curso sobre dependência química entre crianças e
adolescentes nestas quarta e quinta, na XV Semana da Educação: Memórias,
Pesquisas e Práticas Pedagógicas: 60 anos da Edu-UERJ. O curso é
voltado para educadores que fazem graduação e pós-graduação e servem
como multiplicadores junto aos professores das redes pública e privada,
na importante tarefa de sinalizar diagnósticos de saúde mental entre os
estudantes. Ainda segundo o psiquiatra, diretor da Associação
Brasileira de Psiquiatria - Comunidade, o aumento no consumo de álcool
na população juvenil tem impacto direto no desenvolvimento e capacidade
de aprendizado. E abuso sexual, déficit de atenção, ansiedade, bulimia e
anorexia na infância e na adolescência estão diretamente ligadas ao uso
de álcool e drogas pelos adultos.
SEGUE UMA PRÉVIA DO CURSO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, MINISTRADO PELO DR JORGE JABER:
SINTOMAS E DOENÇAS MENTAIS QUE AFETAM ADOLESCENTES
DEFICIT DE ATENÇÃO / HIPERATIVIDADE
A criança e o adolescente com esta doença tem:
Sérias dificuldades em manter a atenção e a concentração;
Hiperatividade;
Comportamento impulsivo .
Mesmo na presença de boa vontade o jovem pode:
Ser incapaz de ouvir bem;
Organizar o trabalho;
Seguir orientação ou ordens;
Dificuldade em cooperar em jogos ou esportes;
Agem antes de pensar;
Frequentemente não se aquietam , movimentando-se incessamente, são incapazes de se manterem sentados.
DIFICULDADE DE APRENDIZADO
Ocorre quando a habilidade de escrita, cálculo ou leitura da criança
está substancialmente abaixo do nível de inteligência ou escolaridade
esperada para a idade.
DISTÚRBIO DE CONDUTA
É caracterizada por um padrão de comportamento repetitivo e persistente
no qual o adolescente viola regras e normas apropriadas a sua idade
frequentemente desrespeitando o direito de outros.
FREQUENTEMENTE O DISTURBIO DE CONDUTA É ACOMPANHADO DE:
Dificuldade escolar e familiar;
Sexualidade precoce;
Baixa auto estima apesar de exibir uma imagem “casca grossa”;
Cursa frequentemente com outras patologias psiquiátricas (Deficit da Atenção, depressão, abuso de álcool e drogas).
ABUSO FÍSICO (MAL TRATO, ESPANCAMENTO)
Abuso físico ocorre quando uma pessoa responsável pelo bem estar de
uma criança ou adolescente lhe cause, ao contrário, dano ou injúria.
As crianças e adolescentes que sofrem tais abusos podem vir a
desenvolver ansiedade, depressão, baixa estima, inabilidade em
construir relacionamento de confiança, abuso de álcool e drogas,
dificuldade de aprendizado e desordem de conduta.
DESORDEM DE ESTRESSE PÓS TRAUMÁTICA (DEPT)
DEPT pode ocorrer quando o adolescente passa por uma experiência
inesperadamente chocante, que ultrapasse o nível de ocorrência humana
usual.
O evento traumático pode ser vivido diretamente pelo jovem. (Ex: Abuso
físico ou sexual, agressão, estupro, rapto, ameaça de morte), por
observação (testemunho de trauma causado a outra pessoa) ou por saber
de trauma afetando parente próximo ou amigo.
SINTOMAS
Lembranças decorrentes, intrusivas e estressantes do evento;
Sonhos recorrentes e estressantes da ocorrência;
Sentimentos e atos como se o evento estivesse acontecendo de novo;
Estresse psicológico intenso quando há exposição às lembranças do
evento traumático consequentemente levando o jovem a evitar tais
estímulos;
Sentimentos de estranheza em relação aos outros, queda no interesse nas atidades significativas e afastamento;
Sintomas persistentes de surgimento crescente (irritabilidade,
distúrbios de sono, baixa na concentração, hipervigilância e
ansiedade).
ABUSO SEXUAL
Ocorre quando o adolescente é usado para proporcionar gratificação de
necessidade ou desejos sexuais de adultos. Se severidade do abuso pode
frequentemente atingir o estupro.
Geralmente determina o aparecimento de depressão, ansiedade, DEPT,
sentimentos de incredibilidade e desperanças, dificuldade no
aprendizado e comportamento destrutivo.
BULIMIA NERVOSA
Ocorre quando o adolescente apresenta repetidos episódios de ingesta
alimentar em grandes quantidades durante pequeno período de tempo. É
acompanhada de sentimento de incapacidade de parar de comer e perda de
controle sobre a quantidade da comida ingerida. Comumente após comer
eles produzem vômitos auto induzidos, tomam laxantes, diuréticos,
remédios, enemas ou iniciam atividades físicas rápida e excessiva,
sempe tentando presenir consequente ganho de peso.
ANOREXIA NERVOSA
Ocorre quando um adolescente evita que a manutenção de seu peso
corporal se situe acima do peso mínimo normal à sua idade e tamanho. A
perda de peso é usualmente auto imposta, determinando frequentemente
atenção médica cuidadosa.
SINTOMAS FÍSICOS ASSOCIADOS À ANOREXIA NERVOSA:
Ausência do ciclo menstrual regular;
Pele seca;
Baixa frequencia cardíaca;
Irritabilidade;
Humor flutuante;
Depressão.
A falta de tratamento pode levar a cronificação da desordem podendo determinar evolução letal.
DESORDEM OBSESSIVO-COMPULSIVA
Os adolescentes que DOC tem obsessão e/ou compulsões.
A obsessão se refere a pensamentos recorrentes e persistentes,
impulsivos, assim como a imagens que são intrusivas causando estrese e
ansiedade. Compulsões se referem a comportamentos rituais repetitivos
(ex: lavar as mãos, organizando, checando) ou atos mentais (contando,
repetindo palavras silenciosamente).
ANSIEDADE
Ansiedade é a antecipação amedrontada de problemas ou perigos
distantes, acompanhada por um sentimento de desconforto intenso
(disforia) e/ou sintomas físicos. Não é, absolutamente, incomum em
crianças e adolescentes e pode estar presente nas formas:
1) DESORDEM ANSIOSA DE SEPARAÇÃO
ANSIEDADE EXCESSIVA RELATIVA A SEPARAÇÃO DO LAR OU DE PESSOAS A QUEM O JOVEM É LIGADO
2) DESORDEM GENERALIZADA DE ANSIEDADE
ANSIEDADE E PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA ENVOLVENDO EVENTOS E ATIVIDADES COMO
AS ESCOLARES. PODE OCORRER AINDA, CANSAÇO, FADIGA, DIFICULDADE DE
CONCENTRAÇÃO, IRRITABILIDADE, TENSÃO MUSCULAR E ALTERAÇÃO DO SONO.
3) DESORDEM DE PÂNICO
É a presença de inesperados e recorrentes ataques de pânico agravados
pela própria preocupação em tê-los. O ataque de pânico é definido pela
repentina ocorrência de apreensão interna, medo ou terror. Pode estar
acompanhado de palpitação, aumento da frequência respiratória,
encurtamento da respiração, desconforto ou dor toráxica, sensação de
choque, medo de “ficar louco” ou de perder o controle.
4) FOBIAS
Persistente e irracional medo de atividades e objetos específicos ou
situações (andar de avião, alturas, animais, injeções e sangue).
DOENÇA BIPOLAR (MANÍACO DEPRESSIVO)
É uma desordem do humor caracterizada por mudanças deste humor: variando
da elação extrema a depressão severa. Os períodos de elação são
definidos como mania.
Alguns adolescentes em fase maníaca podem desenvolver sintomas
psicóticos (delírios e alucinações). A doença bipolar geralmente ocorre
antes da idade de 30 anos, frequentemente inciando-se na
adolescência.
DEPRESSÃO
Ainda que o termo depressão descreva uma emoção humana normal, pode também estar se referindoa uma desordem psiquiátrica.
Além dos sentimentos de tristeza e/ou irritabilidade observa-se ainda:
Mudanças do apetite podendo ocorrer aumento ou perda de peso;
Mudança no padrão do sono: dificuldade em “pegar no sono”, acordar no meio da noite, acordar muito cedo ou dormir demais;
Perda de interesse em atividades usuais;
Perda de energia, fadiga, “ficar por baixo;
Sentimento de culpa e auto acusação por fatos que não são de responsabilidade de ninguém;
Inabilidade de concentração e indecisão;
Sentimentos de incapacidade de ser ajudado e desperança;
Pensamentos recorrentes de morte e suicídio, desejando morrer ou tentando suicídio.
ATENÇÃO: Tem havido um aumento de incidência de depressão em filhos de portadores de doença depressiva.
SUICÍDIO
É a terceira causa de morte (atrás de acidentes e homicídios) entre os adolescentes.
Os sinais de alarme e fatores de riscos associados incluem:
Depressão
Tentativa anterior de suicídio
Perdas recentes
Pensamentos sobre morte
Uso de ÁLCOOL E DROGAS.
PSICOSE
Distúrbios psicóticos incluem diversas alterações mentais graves
caracterizados por prejuízos seríssimos que impedem uma pessoa de
manter a capacidade de pensar claramente, responder emocionalmente,
comunicar-se efetivamente, entender a realidade e comportar-se
apropriadamente.
Sintomas psicóticos podem ser observados em adolescentes
acometidos por várias doenças mentais graves, tais como depressão,
distúrbio bipolar, esquizofrenia e em alguns ocorrência de ABUSO DE
ÁLCOOL E DROGAS
DELÍRIO
Baseia-se numa opinião ou crença, pouco usual, falsa ou excêntrica
firmemente sustentada pelo indivíduo que não aceita como real pelos
outros membros do mesmo grupo cultural.
Existem delírios de Paranóia (outros estão tramando contra ele),
Grandiosidade (idéias exageradas sobre sua identidade e importância.
Delírios corporais: uma pessoa saudável acredita ter uma doença grave.
Alucinação: Na ausência de estímulo específico há a ocorrência de percepção sensitiva (visão, audição, olfato e paladar)
ESQUIZOFRENIA
É um distúrbio psicótico caracterizado por ocorrência no indivíduo
de severos problemas com o pensamento, sentimentos, comportamento e uso
da linguagem. Freqüentemente ocorrem delírios e alucinações. Esses
delírios na esquizofrenia são no mais comum das vezes persecutórios e
paranóides.
As alucinações são mais freqüentemente auditivas e podem incluir
escuta de vozes, que geralmente se manifestam na 3ª pessoa, ou mais de
uma voz comentando os pensamentos e ações do paciente.
SINDROME DE TOURETTE
É caracterizada pela presença de múltiplos tiques motores e no mínimo um tique vocal.
O tique é um movimento súbito e rápido de alguns músculos do corpo
do jovem, que ocorrem repetidas vezes sem nenhum objetivo ou
propósito.
A localização, freqüência e complexidade dos tiques mudam o tempo,
que podem resultar em movimentos simples como piscar de olhos até
movimentos mais complexos como esbarrar e agachar. Os tiques locais
incluem grunhidos, latidos, fungados, bufadas, tosses e obscenidades.
Jovens com Sindrome de Tourette geralmente apresentam comportamento obsessivo, compulsivo, temperativo e impulsivo.
TRANSTORNO DE COMPORTAMENTO EM ADOLESCENTES DECORRENTES DE USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS
1) ADULTO MINIATURA
A cultura em geral, os pais e a educação, e por que não dizer,
muitos de nossos profissionais, possuem a tendência de uma visão que
irá associar ou mesmo definir os adolescentes como a miniatura de um
adulto, ou “adulto miniatura”.
É justamente a visão, que gostaríamos de questionar, Não seria muito
reducionista reconhecer o adolescente apenas como uma “miniatura” ?
2) PENSAMENTO OPERACIONAL FORMAL
Talvez uma das mais importantes diferenças, seja o fato de que na
adolescência começa a se dar o desenvolvimento do Pensamento
Operacional Formal, ou seja, um estágio do desenvolvimento do
pensamento, responsável por suas operações mais formais ou complexas,
que não ocorriam ainda nos primeiros anos de vida, e que será de
fundamental importância na vida adulta e para suas conexões e
adaptações à vida prática e à realidade.
3) INCOMPREENSÃO DE CONCEITOS E ENGAJAMENTO AO TRATAMENTO
Não é nenhuma novidade que a adesão e consequente recuperação de
adolescentes costuma ser muitas vezes menor, em comparação com
pacientes adultos.
Citamos como exemplo, os grupos de mútua ajuda, Alcoólicos
Anônimos e Narcóticos Anônimos, que apresentam um número pequeno de
adesão de adolescentes comparado ao enorme número de pessoas adultas
que vem cada vez mais se afiliando a esses grupos.
4) MODELO E FORMAÇÃO DE IDENTIDADE
Compreendo todo ser humano, jovem ou não, como alguém que se
encontra em constante processo de formação ou aperfeiçoamento de
características de personalidade e identidade.
A cultura atual é muito baseada em ações e resultados,
gratificação imediata, “tudo ou nada” (rico ou pobre, bonito ou feio,
bom ou ruim) como abordagem de vida, sucesso acadêmico e etc. Todos os
aspectos e ambientes culturais, não são apenas a família, serão
utilizados como modelo e como imitação para o desenvolvimento da
personalidade, da formação de identidade e da independência, durante o
período da adolescência.
5) TERAPIA DE REDE
Consideramos indispensável para maior eficácia do tratamento, o
envolvimento de toda a rede de relações na qual o indivíduo se
encontra, aqui e agora, escola, família, juizado de menores, etc.
Evidentemente, isto será mais eficaz, ou apenas será eficaz, se
toda a rede de relações que está influenciando na formação desse curso
patológico específico puder participar ou sofrer alterações.
6) A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO
São muitas as críticas em relação a utilização de conceitos e
termos diagnósticos como “rótulo” e como redução de algo tão amplo, o
ser humano, suas emoções, motivações e comportamentos. Os críticos
esquecem, por outro lado, que essas classificações diagnósticas
possibilitam um sistema de comunicação mais claro e comum entre os
profissionais, além de indicar o curso do transtorno, o melhor
prognóstico e a avaliação do melhor tratamento.
7) ATUALIZAÇÃO DOS CONCEITOS DIAGNÓSTICOS
É bem verdade que muitos conceitos permanecem ainda um pouco vagos,
principalmente a respeito especificamente sobre os adolescentes, que
durante muito tempo, não receberam programas específicos de tratamento e
atualização específica de conceitos diagnósticos, sendo tratados apenas
como “adultos miniatura” ou como exclusiva conseqüência de uma
estruturação familiar inadequada, não levando em consideração suas
características particulares e sua rede de relações, como já falamos
anteriormente.
8) DSM E CID
Existem duas classificações de diagnósticos as quais precisamos
saber. DSM – Manual de Estatísca e Diagnóstico, da Associação
Psquiátrica Americana e CID – Código Internacional de Doenças, da
Organização Mundial de Saúde.
Atualmente DSM IV e CID 10.
Devemos reconhecer uma grande evolução nessa área , na medida em
que até os anos 80, praticamente a classificação de utilização de
substâncias psicoativas, só levava em consideração as dimensões de
quantidade e de freqüência de uso, e os respectivos cruzamentos, entre
variações das mesmas.
9) ALGUMAS QUESTÕES SOBRE DIAGNÓSTICO
Podemos afirmar com certa tranqüilidade que, em muitos casos, o
beber e usar drogas na adolescência funciona como a manifestação da
auto-afirmação, da identidade, da “independência e adultez”, do testar a
si e a seus próprios limites, assim como aos limites externos, sem
necessariamente se configurar ou evoluir para a Dependência. Além do
mais, o Abuso, não garante absolutamente a predisposição para a
Dependência.
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